Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, maio 31, 2007

Espanto-me com a coerência…



Fiquei surpreendido quando recebi um SMS de um amigo (?) a divulgar o jantar de apoio a António Costa, com o preço de dez euros por cabeça, na Fil da Junqueira, no dia 5 de Junho, terça-feira, às 20h. Depois de ter espreitado os nomes da Comissão de Honra, descobri a causa do empenhamento deste meu amigo (?). Está lá, na lista alfabética - não ganha votos, mas certamente que Costa agradece e reconhece o alinhamento. Fiquei, pois, confuso. Tanto mais quanto estava convencido que ele constaria dos apoiantes de Carmona Rodrigues… Isto está ficar engraçado, complexo e um autentico imbróglio non-sense.
Em resposta ao SMS aqui fica a sentença que ambos conhecemos:
Quanto mais alto me reporto, mais eminentemente me certifico”.
Enfim… sem palavras.

Comissão de Honra António Costa (pdf)

Etiquetas:

O Zé chegou aqui? (B)


Imagem sacada aqui

Li, registei, reflecti sobre as sugestões e a coisa dos 100 dias parece coerente, muito embora impraticável. Aqui fica o excerto. É de Tomás Vasquez, que foi Chefe de Gabinete de João Soares. Uma nota de quem sabe do que está a falar, sobretudo de alguém que esteve envolvido numa reestruturação dos serviços camarários. No blog Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos:
(...)Ainda por cima com um mandato limitado a menos de 2 anos de trabalho efectivo. Isso significa duas coisas: primeiro, concentração (prioridade) em 3 áreas e um programa a 100 dias. As 3 áreas são: saneamento financeiro, espaço público e reabilitação urbana, planeamento e gestão urbanística.E já não é pouco. O saneamento financeiro implica, sobretudo: 1. extinguir nos primeiros 100 dias todas as empresas municipais que não tenham participação privada (não existe uma única razão para a transferência das competências municipais para as «ditas» empresas»); 2. Reestruturação a 100 dias da «máquina municipal» reduzindo-a a 5 direcções municipais; 3. Os gabinetes do Presidente e dos vereadores não devem ultrapassar o que a lei consagra: o Presidente tem direito a um chefe de gabinete, 2 secretárias e 2 adjuntos. (…). Há muitos interesses das nomenclaturas partidárias instalados que vão espernear, mas isso não pode pesar face aos interesses da cidade.Sem propostas deste tipo, concretas e calendarizadas, as eleições em Lisboa são uma roleta russa.
Blog Hoje há conquilhas…

Etiquetas:

O Zé chegou aqui ! (A)


Venham lá então esses hot scones, meu (ou minha). Ou a coisa é só palavreado?…

Faz tanto tempo que ando a tentar falar com ele, e eis que me chega hoje, a propósito do suposto livro do mês, “O que diz Molero”, um stiker num blog mascarado de ninguém, que nos recorda quem somos - ninguém - e no final de todos os posts, no fim da template, manifesta uma conjectura infeliz. Como todo a gente tem direito a não mostrar a cara, desde que a justificação não seja pérfida e a palermice até tenha piada, aqui fica o link para esse Zé Ninguém, que inesperadamente aterrou na minha caixa dos comentários. Notar que não é uma sugestão. É apenas o registo de um comentário. E notar igualmente que não creio que este seja o Zé que a Alexandra Lencastre precisa - ou que lhe faz falta…

Blog Absolutamente Ninguém (visita facultativa)
Blog Gente de Lisboa
Blog de José Sá Fernandes/Bloco de Esquerda

Etiquetas: ,

Upgrade nas atitudes

Não valerá a pena acrescentar o meu post sobre o assunto. Limito-me a sugerir a leitura da nota no Origem das Espécies, de Francisco José Viegas, com o título “Sinais“:

“(...) a liberdade não existe sem pessoas que se interessem por ela.
-
Desconfiar não é crime; pelo contrário, a história dos direitos individuais e a história da liberdade ensinam que desconfiar é, mesmo, um dever.

Blog Origem das Espécies

Etiquetas: , ,

Os retratos...

João Soares e Jorge Sampaio apareceram na fotografia com António Costa. Outra coisa não poderiam fazer. Contudo, talvez fosse educativo, pela experiência que ambos angariaram, note-se com objectivos diferentes, o que entendem ser boas soluções para este cidade penosamente embrulhada vai para largos anos.

Etiquetas: ,

Independentes e “ventres das bestas”

Ninguém, vendo bem as coisas, é completamente independente. No entanto, as candidaturas designadas de “independentes” à Câmara Municipal de Lisboa abrem uma nova etapa, mais consistente, na renovação dos partidos e no tecido que permitirá reconhecer as vantagens em animar organizações ligeiras, que se mobilizam em torno de causas de cidadania. Dizer que está aqui a oportunidade dos dois maiores partidos demonstrarem a vontade de corrigir as suas estruturas, de modo a expurgar grupos de interesses sustentados na corrupção, a pretexto de financiamentos partidários, é o mesmo que falar para o boneco, pelo que será ineficaz usar esta bandeira como eixo fundamental do discurso eleitoral. Acresce que tudo indica que a vaga a suster vai no sentido da fragmentação e esvaziamento partidário, infelizmente último recurso da natureza, reconheça-se, para expurgar as personagens que contaminam a democracia e os partidos, havendo, permitam-me o termo, diferenças substanciais entre sistemas de gatunagem que decidem os golpes na esquina escura do quarteirão e organizações objectivamente mafiosas que condicionam o que os deuses devem fazer do nosso futuro. Quem conhecer minimamente os vários patamares e fóruns em que se tecem os interesses, tanto nas grandes organizações, mesmo que aparentemente fluidas, e suas consequentes extensões no Estado, vertidas por sua vez nas máquinas autónomas autárquicas e respectivos “ventres das bestas“ - urbanismos, por ex -, reconhecerá que o facto de termos protelado iniciativas correctoras conduziu ao degradamento dos sustentáculos sociais que entendemos como fundamentais para o desenvolvimento equilibrado da urbe, sua expansão e vida, disfunções, aliás, provocadas em grande medida por um emaranhado de decisões políticas desconexas e casuísticas que comprometeram Lisboa por largos anos e que espelham, de certo modo, o estado calamitoso do País, sobretudo no litoral.

Blog de Helena Roseta
Breve biografia de Carmona Rodrigues

Etiquetas: ,

Rigorosamente Lisboa a sério



Através da leitura do blog PS Lumiar cheguei ao programa da Convenção Unir Lisboa. Com este achado, encontrei também a Comissão de Honra, documento que acho interessante e que me parece oportuno remeter para o respectivo endereço.

Blog PS Lumiar
Comissão de Honra António Costa (pdf)

Etiquetas: ,

Reposições de “matérias de facto”


Tinha acabado de tirar da estante literalmente um “tijolo”, com o título de capa Lisboa - Obra feita e, remirando-o, disse para comigo “Quanto disto deve ser considerado matéria concreta e matéria metafísica?“. A verdade é que as imagens, na sua grande maioria, coincidem com as coisas nos seus sítios. Portanto, devo concluir que o “tijolo” representa matéria de facto. Entretanto, condicionado, sigo para a geringonça do meu amigo, um composto de site pessoal e arquivo, uma espécie de blog e clipping, com a utilidade da síntese opinativa, que nos poupa imenso trabalho a fazer a triagem das notícias mais significativas no estrangeiro.
No ponto net do meu amigo, leio, pois, a réplica engraçadíssima a um post meu sobre a exposição de coisas lindas da vida (ou a vida das lindas coisas), fotografias de Claude Fauville, mostra montada pela então “animação cultural” (será?), em 1999, na Galeria Mitra, obras escolhidas a dedo por João Soares. Quem não viu o catálogo, da responsabilidade do Arquivo Fotográfico de Lisboa, não viu coisa boa, falando de matéria de facto. Mais: serve a presente para confirmar que a ideia do equipamento cultural foi dele - João -, sendo que na verdade, sublinhe-se, desde há uns anos para cá nunca se sabe se é vantajoso enfiar a máscara do herético Salvatore, convertido à vida dos beneditinos, no Nome da Rosa e largar um fanhoso “signore, excelenza, no mi ricordo… io stupido!…”, não vão as estratégias das utilidades tecê-las.
No que concerne ao aeroporto internacional de Lisboa e respectivo Figo Maduro, para que não se instale a ideia de brancas na memória, evitando assim partes gagas, venho também por este meio asseverar que vi com os meus dois olhos João Soares, Artur Albarran e Carlos Marques, entre outras personalidades, em conferência de imprensa pela defesa do aeroporto (internacional) da Portela e respectivo Figo Maduro, como resposta ao avolumar das concordâncias com a abstracção ibérica de um projecto de aeroporto lá para os lados de Ota. Passaram-se alguns anos e agrada-me registar o “disparate” que a Ota representará, na opinião persistente do meu amigo apoiante de Costa. Eu, cá por mim, estou dividido, não sabendo se será melhor acabar a Alta de Lisboa e fazer o eixo até à Expo - urbanisticamente falando - e levar os estaleiros para a ibérica Ota, montando uma cidade de raiz, ou estudar a melhor maneira de ninguém ficar a perder, melhorando o aeroporto de Lisboa, não descurando, porém, o facto de que Madrid fica já ali.
---
Post do João Soares em 5/28/2007 - O meu amigo Rui, com as suas conhecidas (e por mim apreciadas) oscilações de humor, faz-me mais uma vez referencia no seu, esteticamente excelente, blog. Só que são inexactas em matéria de facto. Sou, sempre fui e continuo a ser, contra o "disparate" da Ota. Fui eu que escolhi, convidei, promovi a exposição do Claude Fauville no Arquivo Fotográfico de Lisboa, em Outubro de 1999. Escrevi o prefacio do belo catálogo (não sei quem é o Luís que refere?) e tenho muito orgulho no Arquivo Fotográfico de Lisboa. Ideia minha, obra que acompanhei, e dirigi passo a passo, dia a dia. Como o Rui sabe, ou estará esquecido?

Site de João Soares

Etiquetas: ,

terça-feira, maio 29, 2007

“João Silva está longe de o saber“

Creio que lhe palpita, mas na realidade não sabe. Não sabendo em concreto, mas convicto de que há coisas que o ultrapassam, João Silva acostumou-se à sensação de estar a ser vigiado, adaptou-se à ilusão de liberdade e não reage à possibilidade de ser manipulado. Consciencializou-se da sua impotência e deixou correr a fantasia da liberdade, da democracia, fazendo-se de idiota, para seu descanso, desde os tempos em que teve de resolver por si os equívocos implacáveis das relações humanas. Desenvolveu mecanismos de indiferença, interiorizou hierarquias de coisas essenciais, marcou-lhes os tempos e os limites, determinou rotinas, afivelou máscaras, assumiu papéis e fixou personagens a teatralizar em casa, na família, no emprego, no seu núcleo de relações e na atitude de sociabilidade. Sabe do palco ideal do fingimento onde vigoram os discursos e dramaturgias metódicas, com o intuito de o enganar. Sabe, pois, de que palavras é feito o enredo da mentira, que imita, tantas vezes, em desespero de causa, com o desejo de também ser escutado e bem sucedido. E sabe que não pode deixar de comprar o pão, de ter um tecto, de ter de pagar impostos. De se endividar para ter o que vê nas televisões, o que os outros têm. Sabe-se cercado. Sabe, João Silva, que há férias para gozar, natais para festejar, Páscoas para passear, filhos para educar. Doenças para tratar. Sabe, apesar de não parecer, que há a Europa e países emergentes e há melhor, muito melhor do que este pacote de falta de memória e de culpas que morrem solteiras. Presume, porém, dos culpados do nosso estado desgraçado. Tem fortes suspeitas, mas, na verdade, não sabe como e quem.
João Silva não sabe, por exemplo, do labirinto que nos levou a ganhar a liberdade e a perdê-la de seguida. Dos nomes que protagonizam o fio da memória e se inscrevem nas peças do puzzle das conspirações, dos golpes, das cobardias... E por isso é vigiado. Precisamente para a sua vida caber numa ficha, o que lhe outorga o direito a ter consciência, mas não podendo dizer nada dela. É… “João Silva está longe de o saber“, como escreve Pacheco Pereira no post com o título “Uma vida, uma ficha”.
João... mais longe do que imagina.

Blog Abrupto > Uma vida, uma ficha

Etiquetas: , ,

sexta-feira, maio 25, 2007

Os amigos de Lisboa...



Ou "Lisboetas", diz ele. Um post sobre outro post ao estilo graçola engenheiro Lino. (…) « José dos Riscos, faquista muito conhecido na Mouraria, Bairro Alto e Alcântara (foi morto à facada pelo Ranhoso)»… Com o título de “Lisboetas“, desfilamos nós (lisboetas) como proxenetas, larápios, fadistas, desgraçadinhas, prostitutas, enfim, todos, no fundo, ora malfeitores ora miseráveis, gentes dos bairros, das vielas, das sete colinas. Um post de quem, lá no íntimo, não gosta mesmo de nós, os de Lisboa. E nós, os de Lisboa, enxergando os larápios, os vigaristas, os criminosos, as facas e as ligas, os traficantes, os carteiristas, os especuladores e oportunistas… sabendo deles, na realidade, mas não o dizemos - já que há um código que vai em diagonal das avenidas novas à viela mais sórdida da cidade e que os estrangeiros dificilmente conseguem descortinar. Nem mais. Se o fragmento que o autor do post nos apresenta é uma das 1250 entradas, imagina-se o estilo das restantes, calculando também os outros apodos, respectivos perfis e fados que compõem o Dicionário das Alcunhas Alfacinhas, aliás de inventor desconhecido e editado pelos Livros horizonte, editora que aprecio.


Os posts e os Falcons...

Com que ideia ficarão de nós (lisboetas) os hóspedes que aqui se instalam para fazer a vida e lêem posts como estes, mais ainda com o título “Lisboetas”? No mínimo, para não repetir o título, poderia ser qualquer coisa como “Alcunhas de Lisboetas”, já que a piada da coisa está na moralidade do post, isto é, que “ninguém deve renegar os seus antepassados“, o packshot do autor do post. Capisci?
Nunca é tarde para aprender“, como diria o Dr. Pacheco Pereira. E, na verdade, até pode ser muito instrutivo começar pelas alcunhas dos alfacinhas e assim apreciar a cidade.

Blog Amanhã não sabemos…
Blog Abrupto

Etiquetas:

AnedOtário

Esta ajusta-se na perfeição ao espírito do anedOtário que se avoluma. É de Cristina Ferreira de Almeida. No Corta-fitas. Com o título “Em defesa de Mário Lino”. É assim: «Eu já fui à margem sul e não estava lá ninguém a apanhar aviões.» Digam lá se não é bem achada…?

Blog Corta-fitas

Etiquetas:

quinta-feira, maio 24, 2007

Ensandeceram?



Vi na televisão, torci-me no sofá, caiu-me o queixo, foram-se as palavras e aumentaram as dúvidas.
De quando em quando há quem da margem Sul espreite este meu blog, o que me é muito agradável. Mas, tendo em conta as palavras informais do senhor ministro, vocês, que aqui afluem para ler os meus post, não existem. Aí, por muito que se esforcem, não há ninguém. Aí, na margem Sul. Mas como se isto não chegasse, a graçola que vai certamente ficar nos anais do disparate, a caricatura usando o cancro do pulmão é de uma infelicidade à prova de qualquer atrasado mental um de uma soltura mental depois de um almoço bem regado.
-
Olhe, senhores, apenas vos posso dizer isto: desculpem lá o mau jeito. É que o da "ordem" quis ser bonacheirão e fez porcaria.

Registo, uma vez mais, um breve excerto de uma nota do Prof. Adelino Maltez.
Prefiro rever a bela prestação do ministro Mário Lino na Ordem dos Economistas, dado que aquela do não há gente, escolas, hospitais, comércio, onde não há indústria nem hotéis, com cancerígenos ataques aos pulmões, falta de um braço e de uma perna, foi outro dos habituais exageros do ex-bloguista em figura humana, que teve o condão de nos despertar uma dessas saudáveis gargalhadas, à imagem e semelhança da que deveria findar com o episódio Charrua. Com ministros destes, não há, felizmente, bananas que coincidam com sacanas. Nesta terra da boa gente que ainda resta, até eu sou capaz de apoiar o partido da Ota, se me continuarem a convencer com risadas e argumentos racionais e a não confundirem a opção com tiradas iberistas.
Blog Sobre o tempo que passa

Etiquetas:

Dominate the internet


Google, the world's biggest search engine, is setting out to create the most comprehensive database of personal information ever assembled, one with the ability to tell people how to run their lives.
In a mission statement that raises the spectre of an internet Big Brother to rival Orwellian visions of the state, Google has revealed details of how it intends to organise and control the world's information.
The company's chief executive, Eric Schmidt, said during a visit to Britain this week: "The goal is to enable Google users to be able to ask the question such as 'What shall I do tomorrow?' and 'What job shall I take?'."
Site do The Independent

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 23, 2007

Two Thieves, One Liar


Jim Dine. Two Thieves, One Liar. 2006

Etiquetas:

Como dizer...?


Artes, estilos e pedagogias do poder… será?
Houve, em tempos, um presidente da Câmara de Lisboa e uma equipa, que permitiam coisas destas, heterodoxias a horrorizar e esforçar os miolos dos falsos puritanos do templo. É… Claude Fauville e La Choréographie du trouble, exposição organizada pelo então Arquivo Fotográfico de Lisboa, um projecto lançado que, julgo, ainda se move.
Transcrevo um excerto do texto do catálogo, assinado por João Soares - que, suponho, terá sido escrito pelo Luís. E nesta perversidade disfarçada, o Pedro Miguel Santana Lopes é um menino do coro, comparado com os que dançaram e dançam o Tango.
Trata-se de um conjunto de de obras de grande beleza que nos revelam o olhar atento e sensível do seu autor. O corpo feminino é o tema escolhido para nos colocar perante questões fundamentais de nossa existência que transcorrem ao longo da civilização e da cultura ocidental de raiz clássica e de tradição judaico-cristã.

Etiquetas: ,

Aparências…



“É melhor sofrer por causa de uma bela aparência, que gozar de mau modo uma fútil realidade”


Pitigrilli, in Colar de Afrodite, edição de 1947 e um livro que li muito cedo, que influenciou o meu modo de ver as coisas. Livros da vida, como diria o Dr. Pacheco Pereira

Etiquetas: ,

Opium…



Site do The Independent

Etiquetas:

Por favor…


Miudezas: António Costa, por aquilo que sei, se quiser tem o melhor dos web designers. Não se compreende o site que lançou. É fraco. Muito fracote. Tanto na estrutura, que é elementar, como no grafismo, que dispensa comentários. Fasquia, aliás, patente na escolha da pose que já não se usa nos tempos que correm. Para evitar um chorrilho de críticas, assim tipo as que rodopiaram à volta de Carrilho, e como não creio que a coisa (o website) tenha sido tão inteligentemente elaborada, talvez fosse de repensar este meio contemporâneo de comunicação, de uma eficácia comprovada. Se calhar, permitam-me vexas, um blog do género de Helena Roseta seria mais interessante, com umas modernices e uns flashes pelo meio, coisas que os mais atrevidos adoram ver a mexer. Ou ao estilo da geringonça do BE, conservadora no aspecto e na arrumação gráfica. Ou uma estrutura (layout, claro) ao modo do PCP, clássico, para a coisa não parecer um website menor, um sub-folder no esquema da Net do Partido Socialista. Espreitem, por exemplo, para inspiração, o site do Grupo Parlamentar do Partido Socialista Europeu, com as estrelinhas, tipo BE, mas amarelas, a encaixarem, inesperadas e disciplinadas, na bandeirola azul desbotada, qual coisa engraçadíssima. Ou telefonem ao pessoal da Juventude Socialista, que tem um website giro, organizadinho e actualizado. Façam qualquer coisa, por favor, mas mudem o aspecto dessa merda.
No fundo, no fundo, vendo bem as coisas, como já não voto em Lisboa, devia era marimbar-me e apenas desejar Sorte ao António Costa, que admiro.


Site de Campanha de António Costa
Blog Cidadãos por Lisboa, de Helena Roseta
Site do Bloco de Esquerda
Site do Partido Comunista Português
Site do Partido Socialista Português
Site do Grupo Parlamentar Europeu do Partido Socialista

Etiquetas: ,

Pois… são as dúvidas e as dívidas (II)



O apoiante de António Costa, ex-presidente da Câmara de Lisboa e actual simpatizante da Ota e respectivo grupo do Oeste, de nome João Soares, depois de pernoitar junto à barragem de Montargil, para pôr a “conversa em dia“, diz ele, reparou que as costas lhe estavam a alargar. E ao dar pela alteração corporal, resolveu escrever esta nota que, não sendo uma pérola, é digna de registo:
A Fátima Campos Ferreira insistiu ontem, no seu "Prós e contras", na treta das dividas que a minha equipa teria deixado na CML. Bolas, as mentiras repetidas, da dupla desavinda Santana/Carmona, estão a fazer efeito. Água mole em pedra dura... Fátima a única divida que deixei por pagar, foi no Turquemenistão, e ao seu irmão Luís ! Pago em Julho, na Ucrânia. Não enfie barretes desses.
É caso para dizer: quando o mar bate na praia, quem se lixa são as conquilhas

Site pessoal de João Soares

Etiquetas: ,

Pois… são as dúvidas e as dívidas (I)



O tipo é um chato, mas começa a ter piada pelo modo como está a sair do isolamento a pretexto das eleições para a Câmara de Lisboa. Quem o vê e quem o ouve, é como se visse e ouvisse um amigo que julgo ainda ter, o António, que por sinal é amigo de Pedro Miguel Santana Lopes e também é do Sporting. Igualzinho. Sem tirar nem pôr.
Com Jorge Sampaio a aparecer, pelo andar da coisa, cheira-me que isto ainda vai dar embrulhada.

Etiquetas: ,

terça-feira, maio 22, 2007

Admiro a inutilidade


Abomino o utilitarismo!
Anteontem fui espectador de um estupendo programa na 2, sobre banda desenhado, com Paula Moura Pinheiro, João Paulo Cotrim e Miguel Portas. Retive, entre tantas coisas interessantes e sedutoras, a referência à entrevista de Hugo Pratt, autor de Corto Maltese.
É verdade que os mundos que eu visito ao sabor das minhas buscas podem por vezes ser julgados pueris ou inúteis, tão distantes se acham das preocupações quotidianas, mas quando hoje penso naqueles que me acusavam de ser inútil, e no que eles julgavam ser útil, então, perante eles, não tenho apenas o prazer de ser inútil, mas também o desejo de ser inútil
Hugo Pratt, in O desejo de ser inútil, Memórias e Reflexões. Entrevistas com Dominique Petitfaux. Ed. Relógio D’água Editores. 2005
Blog O princípio dos livros

Etiquetas:

Provavelmente está tudo por explicar… (IV)


Triangulações e faxes…

Etiquetas: ,

Provavelmente está tudo por explicar… (III)

If only God would give me some clear sign!
Like making a large deposit
in my name in a Swiss bank

Woody Allen

Distraídos?

Etiquetas:

Provavelmente está tudo por explicar… (II)

The way we see the problem
is the problem

Stephen R. Covey

Distraídos?

Etiquetas:



footer-letra