Semanada >   H. Jackson Brown, Jr.
When you lose, don't lose the lesson

quinta-feira, janeiro 31, 2008

A árvore das patacas lá (e cá)

Falsificações engraçadas
As autoridades crêem que os suspeitos estão ligados a grupos criminosos da China Continental e de países do Sudeste Asiático, dado que as fichas apreendidas requerem um fabrico sofisticado e elaborados métodos de contrabando.
In Tribuna de Macau
Uma notícia a ter em conta e um aviso aos casinos de cá.
-
Como a nota escorregou para as bandas do Oriente, lendo O Sínico de Macau, fui parar ao acontecimento de primeira página, que recomendo a leitura, nem que seja em diagonal, das notícias interessantíssimas sobre o ministro Man-long, a quem deitaram a mão, a mão pesada da justiça chinesa, um caso que se arrasta desde 2006. Enfim… quem diria que os chineses não condescendem com certas “prevaricações“. No fundo no fundo, a coisa até calha bem à beira da abertura dos Jogos Olímpicos e ajuda a dar sinais com peso significativo na demonstração de mudança e do seu controlo.

Ministro detido
Macau's Secretary for Transport and Public Works Ao Man-long has been arrested on suspicion of graft, the highest ranking government official in the enclave to face corruption charges
In The Standard
-
Na investigação efectuada desde a prisão de Ao Man Long, o Comissariado Contra a Corrupção de Macau encontrou em cofres pessoais na residência oficial do ex-governante e em contas bancárias cerca de 795 milhões de patacas (cerca de 72,2 milhões de euros).
Foram também encontrados outros valores em jóias e artigos de luxo, alegadamente oriundos de subornos pagos pelos empresários para receberem contratos de obras e facilidades na aquisição de terrenos.
In Hoje Macau
-
Os crimes terão sido praticados entre 2002 e 2006 e o alegado esquema de corrupção passou pela abertura de empresas em paraísos fiscais em nome das quais eram depois abertas contas em Hong Kong, sendo que o dinheiro passava por diversas contas em quantias pequenas até ser junto a uma única conta controlada por Ao Man Long antes de seguir para outros destinos, como Inglaterra.
Agência Lusa
-
The Communist Party of China's disciplinary body has concluded a two-day plenary session, pledging to step up its anti-corruption campaign. General Secretary Hu Jintao addressed the meeting attended by senior party leaders.
-

seta link Link Jornal Tribuna de Macau
seta link Link The Standard
seta link Link O Sínico de Macau
seta link Link Hoje Macau

Navegando e descobrindo, encontramos mais casos relacionados com “el contado“, com a moeda, a boa e a má, a real e a virtual.


seta link Link Hoje Macau


Etiquetas:

Os gananciosos…



Geralmente parecem-me falsos os discursos de José Sócrates, com as suas modulações forçadas, os gestos aparentemente afectados, os momentos de aplauso assinalados no guião, no compasso das pausas e até mesmo na escolha dos termos. Mas, de quando em quando, a coisa sai muito perto do autêntico. Creio que classificar de gananciosos aqueles que, ao que tudo indica, vivem noutro país, noutro planeta, noutra galáxia, aqueles que arrecadam vencimentos que são um insulto e um enxovalho aos portugueses, é capaz de ter sido um momento de expressão genuína. Se há ganância, faça-se qualquer coisa. Nem que seja de intenção meramente didáctica.


Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 30, 2008

+@rte, para variar: Victor Willing


Victor Willing. Griffin. 1982


Etiquetas:

Agenda Cultural: Feira da Ladra


Imagem de José I. Costa, em Olhares.com

Complementando a originalidade da rubrica Agenda Cultural no blogue Conquilhas, do Tomás Vasques, sendo que já registei a Galeria São Mamede e a artista Evelina Oliveira (coincidências…?), deixo aqui um outro assunto de interesse cultural, a apetecível e famosa Feira da Ladra, que o meu amigo citado visitava (ou visita) assiduamente. Digamos que esta Agenda Cultural aqui, rubrica que repetirei, plagiando descaradamente o título, é assim como que uma espécie de um acessório mnésico do Conquilhas, já que a lembrança primitiva é dele.
Da Feira, reproduzo o textinho do Guia de Viaje - ponto net - reconhecendo que não me apetece andar a passear pelo site de Associação de Turismo de Lisboa.
Cuentan que A Feira da Ladra se llama así ( "mercado de la ladrona" ) porque antiguamente era el lugar donde se comerciaba con objetos robados y bullía el mercado negro. Desde este oscuro origen, hoy Feira da Ladra es el mercadillo más conocido de Lisboa.
Afincado en el Campo de Santa Clara, detrás de la Iglesia de São Vicente de Fora, en la castiza Alfama, abre todos los martes y sábado desde el amanecer hasta el anochecer ( 9 a 18 ). Se extiende en una abigarrada sucesión de puestos donde podemos ver móviles, antigüedades, libros, ropa de ocasión, cuadros, artículos de artesanía, música...
Es un mercadillo donde todavía se puede regatear el precio en muchos puestos, y donde muchos particulares sin necesidad de licencia venden directamente las cosas que ya no usan.
Para ir podemos coger el eléctrico 28, que nos deja en la entrada por el Arco de São Vicente.
In Guia de Viaje
seta link Link Guiade Viaje
seta link Link APDL > Feira da Ladra
seta link Link Olhares > José I. Costa



Etiquetas:

+ @rte, para variar


Medrie MacPhee, Valley

seta link Link site Medrie Macphee


Etiquetas:

The loss of memory


Uma descoberta de grande utilidade, certamente. Recomenda-se a leitura aos amnésicos. E aos outros, por curiosidade.

seta link Link The Independent


Etiquetas:

terça-feira, janeiro 29, 2008

Na São Mamede


Evelina Oliveira. When I get upset with my real imaginary friend

seta link Link Galeria São Mamede



Etiquetas:

António Costa… até ver



Raramente insiro neste blog fotografias de figuras públicas. Abrindo uma excepção, aqui fica a do Costa - e de Raul Solnado, pessoa tão estimada - que, até ver, continua a merecer que lhe tirem o chapéu. Mário Lino e Sócrates, no caso das zonas ribeirinhas, merecem também o aplauso. Agora, espero, não se ponham para aí, à pressa, a engendrar modernices e torres arquitectadas com fita gomada, tipo patchwork de projectos, praticando as mixórdias do costume. Recorde-se que há bons projectos antigos, designadamente dos holandeses, e alguns, de qualidade reconhecida, concebidos por portugueses. Rio é Rio… E a zona ribeirinha é, por assim dizer, capital a prazo. Que não seja desbaratado com foleirices. Haja esperança, caro arquitecto Manuel Salgado.
António Costa explicou que as áreas portuárias que agora passam para a gestão da autarquia não podem ser de “especulação imobiliária, devendo ter uma boa vocação turística, ser um espaço de lazer. Queremos uma frente ribeirinha diversificada que ajude ao desenvolvimento sustentado e integrado da cidade de Lisboa”.
António costa, in site da Câmara Municipal de Lisboa
seta link Link Câmara Municipal de Lisboa
seta link Link Plano Director Municipal



Etiquetas:

E a Ética Republicana…?


É certo e sabido que sempre que algum alto responsável político levanta a voz pela transparência, pela qualidade da democracia, pela ética republicana, pela moralização da vida pública, pelo combate à corrupção, levanta-se um coro de satisfação, mesmo que cínica. O discurso de Cavaco Silva teve esse mérito, mas não deve fazer esquecer as enormes resistências que teimam sempre em adaptar-se a novas circunstâncias.
António José Teixeira, in Diário de Notícias
Ultimamente a temática da Corrupção voltou a perturbar o ecossistema político. É cíclico e, convenhamos, fica sempre tudo na mesma, instrutivamente enfatizando o princípio de que “o crime compensa“, que “a culpa morre sempre solteira“ e que a impunidade prevalece, vai para aí uns vinte e tal anos - talvez desde que um italiano, sentindo-se enganado pelos traficantes de influências, se exaltou e afirmou ter largado uns trocos para gente ligada ao Complexo de Sines, quem sabe a primeira vez que se falou de luvas em Portugal depois do 25 de Abril de 1974.
Sabendo de antemão que tudo o que for dito cairá em saco roto, porém é sempre simpático dar eco aos entusiasmos, sobretudo quando estes são de gente esclarecida, que consideramos, sem esquecer, contudo, a advertência de Cluny, de que por enquanto a insinuação é "abstracta". Para certificar o pretexto de algumas exaltações em torno e sobre a Corrupção, convirá espreitar o site da Transparency International, já que internamente a Alta Autoridade Contra a Corrupção, um organismo de boas intenções com gente altamente qualificada, criado em 1983, em pleno cavaquismo, que pretendia, em certa medida, a moralização e transparência dos actos da Administração Pública e dos seus agentes, bem como dos titulares dos órgãos de soberania, foi oportunamente extinta (“PSD e PS nem pestanejaram. Extinguiu-se“).
Nem sempre as próprias instituições do Estado assumem, face aos casos concretos onde aparece indiciada a prática de actos de corrupção, a postura e a determinação esperáveis, assim se alargando afinal a malha por onde, com habilidade e com os meios de que facilmente podem dispor os intervenientes, se escoam tais casos, gerando também crescente sentimento de impunidade.
Costa Brás
O que se pede insistentemente aos profissionais da política é que pensem eticamente, que exercitem a consciência e sejam transparentes nos seus actos. Que separem o público do privado, em particular quando se trata de dinheiros. Que tenham pudor e que não se comportem como delinquentes. Se uns, talvez com prejuízo pessoal, adoptam uma atitude ética, outros, uma minora que corrompe o universo político, não se preocupa minimamente com questões de ordem moral, soterrou a incómoda consciência, e com sobranceria faz gala da absoluta falta de vergonha. A parte que irrita nesta população de espertalhões, alguns considerados gente de sucesso, que se aproveitam da complacência do povo, é que ainda por cima estão convencidos que o próximo, o outro mais esclarecido, também é totalmente imbecilizado, rindo-se na sua cara, ora nas televisões, ora nos jornais ou até mesmo nos contactos pessoais. Enquanto assim for, não há crime que se lhes possa apontar. É que, na realidade, todos somos espertos, mas há alguns que se julgam mais espertos do que os outros, sabendo perfeitamente que são vistos a meter o dedo no chantilly do bolo, mas que ninguém abrirá a boca, por medo.
E como me agrada-me a escrita destemida que saboreio no Sobre o tempo que passa, recomendo, por isso, a leitura paciente dos vários posts de José Adelino Maltez sobre a temática em causa. Fica o link do post âncora.

seta link Link Sobre o tempo que passa
seta link Link Diário de Notícias Online
seta link Link Transparency International


Etiquetas:

Os 500 mais visitados… dizem



Em português, claro. Há de tudo. E fique contente se os seus amigos aparecerem na lista. A inveja é uma anomalia, creia.
Tendo em conta a lista dos 500 blogues com mais “qualidade”, estou quase decidido a lançar um blogue lascivo com o elucidativo título de Bordel.

seta link Link Os mais visitados


Etiquetas:

Testar o seu blog


De vez em quando, para ter a noção do “peso” do blogue, qual a velocidade de abertura e outros factores que determinam a optimização, se está cheio de elementos que demoram no carregamento, provavelmente dispensáveis, talvez seja aconselhável experimentar este Speedtester.

seta link Link Speedtester


Etiquetas:

O que seria de Filipe Menezes…?


Se Filipe Menezes é o que é com o apoio permanente da agência de Cunha Vaz & Associados, o que seria então, imaginem, se não tivesse uma equipa dedicada a dar-lhe dicas, a produzir argumentos, a limpar-lhe a caspa, a pagar-lhe a bica, a tratar-lhe da papa toda na Comunicação Social ? Ao contrário do que andam para aí a ver se cola, a Cunha Vaz é uma boa agência. Francamente, não me pareceu ter lógica a decisão de Santana Lopes ao prescindir do apoio, tendo em conta as dependências e as ligações de PSL. Já agora, ké feito do Paulo Fafe?

seta link Link Cunha Vaz & Associados


Etiquetas: ,

Publicidade (modestíssima) à borla


A LPM tem uma pequena equipa de três colaboradores domiciliada no Norte e instalações em Gaia. Mais do que um escritório, é uma sala de reuniões grande e bonita. O objectivo não é concorrer com os nossos colegas do Porto. É oferecer às instituições do Norte os serviços de uma consultora nacional que tem a vantagem competitiva – em relação às outras consultoras nacionais – de recursos próximos e dedicados.
Fica a informação, para o caso de alguém andar descontente lá para as bandas de Gaia. É que a implantação dos projectos hoteleiros de cinco estrelas na escarpa da Serra do Pilar necessitam dum empurrãozito de uma equipa de RP, com bons contactos no governo e na situação. Note-se e sublinhe-se que não há jactos e Mercedez à borla.

seta link Link Luis Paixão Martins


Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 28, 2008

URL de Pacheco Pereira


seta link Link Abrupto


Etiquetas:

Citar António Barreto

A opinião pública não tem meios para escolher e resistir. Só a independência dos jornalistas poderia fazer frente a este domínio inquietante. Mas esta é um bem raro. Até porque os empregos na informação são cada vez mais precários.
(...)
Este é o mundo em que vivemos: a mentira é uma arte. Esta é a nossa sociedade: o cenário substitui a realidade. Esta é a cultura em vigor: o engano tem mais valor do que a verdade.
António Barreto, In Público

Etiquetas:

Lisboa: um link e uma pergunta

Um link para António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no Correio da Manhã.

seta link Link Correio da Manhã

Uma pergunta pertinente: ninguém vai preso?


Etiquetas:

O trabalhão que dá um blogue!


De quando em quando dou-me ao luxo de afivelar uma expressão grave, assim género a dos gajos entendidos em offshores, que auferem 30 mil contos mensais, e visito a minha ferramenta de análise do estado deste blogue. Por norma, da análise das visitas, concluo que a taxa de rejeição é elevada - sublinho rejeição. Também me é indicado que a maior parte vem parar aqui por acaso, numa search sobre um qualquer assunto, em particular via Google. Não posso afirmar que o Vida das Coisas é um blogue que desperte interesse e fidelize leitores -nem sequer as gentes do risco, os do subprime -, apesar de graficamente ser bonitinho. As estatísticas do Analytics, porém, fazem-me reflectir. Não se pode ter tudo quando não se usa o blogue como extensão profissional e, portanto, quando não se utiliza este meio para também ganhar dinheirinho. Por exemplo, não se pode pretender ter o gozo de um certo diletantismo bloguista, em que assentam as notas deste blogue, conseguir um número de visitas elevado (assim tipo Abrupto, na ordem das 4.500 diárias), e ter uma cultura, uma formação e uma desenvoltura intelectual invulgar para conseguir opinar, com consistência, sobre um leque alargado de assuntos actuais e com interesse que toquem a elite bloguista e nos considerem como opinion makers. Por fim, ter tempo disponível para estar informado e para informar. Como não uso o blogue como extensão profissional, acreditem que não estou grandemente preocupado.
Assim sendo, grato aos bloguers que me têm visitado - por qualquer razão que desconheço, até têm lido os maus posts. Continuem, já que todos os dias são bons para saltar fora.

Registo alguns que se detiveram aqui mais de 30 segundos, tempo de leitura de meio post.

A Terceira noite
Estrada poeirenta
O País do Burro
Jumento
Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos
A Barbearia do Senhor Luís
Mátria-minha
Notícias da aldeia
O Profano
A Outra Margem
Blasfémias
Oficio díario
Água lisa 6
31 da Armada
Da Literatura
PS Lumiar
Contra-capa
Inteligência Competitiva
A Cat in the Kitchen
Sínico
Claro
Prosas vadias
Defender o quadrado
Câmara Corporativa
O Anónimo
Café Portugal
Suspeitix
Divas e contra-baixos
O Funil
Largo da Memória
Adufe
Terra do Sol


Etiquetas:

domingo, janeiro 27, 2008

Le droit à la paresse

Cette folie traîne à sa suite des misères individuelles et sociales qui, depuis des siècles, torturent la triste humanité. Cette folie est l'amour du travail, la passion moribonde du travail, poussée jusqu'à l'épuisement des forces vitales de l'individu et de sa progéniture. Au lieu de réagir contre cette aberration mentale, les prêtres, les économistes, les moralistes, ont sacro-sanctifié le travail. Hommes aveugles et bornés, ils ont voulu être plus sages que leur Dieu ; hommes faibles et méprisables, ils ont voulu réhabiliter ce que leur Dieu avait maudit.
Paul Lafargue 1842-1911

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Os modelos… globais

No Activismo de Sofá, um interessante post com o título A Corda Bamba dos Mercados Financeiros. Leia-se, sff.

É um modelo económico cujas alternativas não têm vingado. Apresenta-se hoje como uma quase fatalidade. Mas, em jeito provocatório e populista até, pergunto: estaremos condenados a um sistema onde uma falência nos Estados Unidos ou em Tóquio influencia a miserável pensão da senhora do 1ª esquerdo do meu prédio? Estranha fatalidade esta…
seta link Link Activismo de Sofá


Etiquetas: ,

Se crashar… suponhamos



Um post instrutivo no Blasfémias, por João Miranda, com o título Crash. Apenas uma conjectura, que, na realidade, parece ser coisa corrente e controlada. Não se perde nada em considerar o cenário. Nunca se sabe o que está escondido debaixo do tapete.

Vamos supor que o banco central imprime notas e as empresta a juros baixos a meia dúzia de grandes clientes (bancos).
Como há mais notas em circulação, o dinheiro deveria passar a valer menos. No entanto, os agentes económicos não actualizam imediatamente o valor que atribuem ao dinheiro. Diferentes agentes actualizarão a sua percepção do valor do dinheiro a ritmos diferentes.
João Miranda, in Blasfémias
seta link Link Blasfémias


Etiquetas:

Prostitutas armadas em Senhoras?



No Claro, uma opinião do José Mateus, que naturalmente partilho e registo aqui.

A imensa maioria das coisas que tenho lido (e, acreditem, tenho lido mesmo muito…) sobre o caso BCP são de uma infinita ligeireza e parecem moralismos escritos por falsas virgens ignorantes. Não sei se as "virgens" são ou não falsas mas o seu pretenso pudor, o seu moralismo bacoco, são mesmo filhos da total ignorância da realidade. Porque raio é que, em Portugal, os opinion-makers e até mesmo os jornalistas não aceitam a ideia de tentar informar-se um bocadinho sobre a realidade antes de opinarem sobre a dita…?
O caso BCP, fiquem a saber, ainda vai dar muito que falar (quanto mais não seja porque a SEC americana se meteu nesta embrulhada) e ainda vai surpreender muito (nem digo se bem ou se mal, digo apenas surpreender e muito) toda esta gente que (armada em falsa virgem ou velha puta) por aí anda, como o diz o povo, a "arrotar postas de pescada"… Parafraseando Jorge Coelho, há uma grande falta de... inteligência económica.
José Mateus, in blog Claro
seta link Link Claro


Etiquetas: ,

Dar a outra face…?



O apontamento de Pedro Santana Lopes, com o título Há memórias que não se apagam, é digno de registo. Se, por um lado, mostra uma faceta nova de PSL, por outro, pode ser traduzido como um fragmento notável de falsidade, sendo que não acredito que PSL não saiba do maldizer de Clara Ferreira Alves, sobretudo em relação ao carácter dele (PSL) e, mais grave, coisas ditas num programa com a audiência do Eixo do Mal. Há sinais de mudança na personalidade política que convém atentar. Depois de muitos acontecimentos destes últimos meses, que nos deixam basbaques, começo a entender as razões das forças que empurraram PSL para fora do Poder de facto. E, claro está, começa-me a agradar "o Pedro", como diz um amigo.

seta link Link Pedro Santana Lopes


Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Cais das colunas






Lisboa. De Eduardo Gageiro. In Lisboa no Cais da Memória

O túnel do Terreiro do Paço, que tinha menos cimento e muita areia - o tal que o meu amigo João Soares disse que com ele teria mais três centímetros (de parede, presumiu-se) -, abriu, funciona e as pessoas não têm medo, já que dizem ser seguro. No mesmo local nobre de Lisboa, porém, reproduzindo a dúvida persistente de um amigo, também eu me interrogo se o Cais das Colunas é para repôr no mesmo sítio... É que, até ver, nem cais, nem colunas.


Etiquetas:

Bons conselhos

Trata de saborear a vida; e fica sabendo, que a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas. O ofício delas é não parar nunca; acomoda-te com a lei, e trata de aproveitá-la"
Machado de Assis. In Vida das Coisas, em 10 de Março de 2007

Etiquetas:

Quem os gerou…



O Tomás Vasques reproduz a nota de Francisco José Viegas, no Origem das Espécies, com o título “Longe vão os tempos”, que, desculpem-me o abuso, me parece útil registar neste meu modesto das Coisas.
Vão longe os tempos em que dirigentes nacionais do PS, como Vera Jardim (que foi ministro da Justiça), se concentravam no aeroporto de Lisboa para impedir a detenção e deportação de imigrantes. Hoje no governo, os socialistas deportam os imigrantes às escondidas, em nome da lei e dos princípios. Mesmo admitindo que, à luz da lei e dos princípios, tenham razão, agradecia que não esquecessem o facto. Arrepia.
Francisco José Viegas, in Origem das Espécies
seta link Link Hoje há conquilhas
seta link Link Origem das Espécies


Etiquetas:



footer-letra